Tijolo, bloco, lajota e telha de cerâmica reduzem aquecimento global

Os produtos cerâmicos – bloco, tijolo, telha – emitem até 66% menos gases poluentes como o CO2 e que são responsáveis pelo aquecimento do planeta, em comparação aos produtos de tecnologia cinza – como as paredes e blocos de concreto. Esse é o resultado do estudo ACV – Avaliação do Ciclo de Vida da Cerâmica – realizado pela Consultoria Quantis do Canadá encomendado pela Anicer, que considerou todo o seu ciclo de vida da cerâmica, desde a fabricação até o término da vida útil da obra.

Em 2 milhões de casas do programa Minha Casa Minha Vida, os produtos cerâmicos representam uma redução equivalente a mais de 1 ano de emissões de gases de uma cidade do tamanho de São Paulo. Esse resultado se deve pincipalmente por utilizarem em sua fabricação fontes de energia renováveis, como cavaco de madeira e biomassas descartadas por outras indústrias. Os produtos cerâmicos, incluindo as telhas e lajes, consomem até 43% menos recursos naturais não renováveis que os produtos de concreto. Além disso, os produtos cerâmicos são 100% recicláveis.

Tijolo, bloco, telha e laje cerâmica

Quando se fala de qualidade de vida, a cerâmica tem melhor isolamento térmico, tornando o ambiente mais agradável e climatizado de forma natural. A cerâmica também proporciona melhor vedação à umidade resultando em um ambiente mais seco e saudável do que os feitos de concreto.

Isso tudo aponta que é possível viver bem com todo o conforto e ainda preservar o planeta e seus recursos naturais.

Por isso, escolher tijolo, bloco, telha e lajota de cerâmica é uma atitude sustentável por natureza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *