joaodebarro

João-de-Barro faz parte da história do tijolo cerâmico

Quando dizemos que a Cerâmica é Sustentável por Natureza não é apenas força de expressão. Basta comprovar observando a casa do João-de-Barro que até hoje intriga os cientistas por sua beleza, funcionalidade e engenhosidade. Com certeza a humanidade aprendeu com a natureza como fazer o tijolo, telha e laje de cerâmica que hoje utilizamos para construir nossos lares.

O ninho desse pássaro tão familiar aos brasileiros é construído pelo macho e pela fêmea, que se empenham juntos nessa tarefa por duas intensas semanas.

Com cerca de trinta centímetros de diâmetro a casinha é erguida habilmente pelo casal, que enrola, com o bico e os pés, as bolinhas de barro misturado com palha e matéria orgânica. Com muitas idas e vindas, eles constroem as paredes, que têm de cinco a seis centímetros de espessura.

Poucos sabem, mas a casa do João-de-barro tem dois cômodos, o segundo, mais interno, é forrado com penas para acolher os ovos e os filhotes. Nessa morada segura e acolhedora serão criadas até quatro ninhadas, durante aproximadamente um ano.

Depois o casal abandona o ninho para construir um novo, em outro lugar, deixando para trás essa pequena jóia de cerâmica feita pela natureza!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *